Cultura Pesquisa Livre

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Paulo Gaspar. Os cinquenta anos do mestre das artes plásticas.



Guadro de Paulo Gaspar


Um dos mais importantes artistas plásticos piauienses da segunda metade do século XX completa dia 23, quarta-feira, seus cinquenta anos de idade. Parece pouco para um homem que colocou o Piauí e particularmente sua Parnaíba, no mapa das grandes referências culturais e experimentou todas as técnicas e estilos sem perder sua autenticidade.

Nascido Paulo César Ribeiro Gaspar e com outros cinco irmãos, desde cedo demonstrou interesse pela arte de desenhar. Primeiro na escola com os seus ídolos das revistas em quadrinhos e da televisão. Mais na adolescência e na idade adulta vieram às marinhas, já morando em Brasília onde participou de vários concursos, chegando a ficar na segunda colocação em dois deles.

Paulo Gaspar

Com trinta anos de carreira, Paulo Gaspar está atualmente trabalhando temáticas mais intimistas, sem ter esquecido seus quadros em que se sobressaem o homem nordestino nas suas festas populares como o forró e o reisado. São também de sua orientação os motivos ecológicos e o abstrato. Soube incorporar dentro de seu aprendizado, a escultura em madeira e argila.

Suas peças hoje estão em museus e coleções particulares dentro e fora do Brasil ao lado de outros artistas plásticos de sua geração, o irmão Marcos, Francisco Pedro e Daniel Mendes. Atualmente boa parte de seus trabalhos para venda está na Galeria Porto das Barcas em Parnaíba e em Jericoacoara, no Ceará. “Arte nunca se chega ao limite”, diz sobre o que ainda tem muito para mostrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário