Cultura Pesquisa Livre

sexta-feira, 18 de março de 2011

AlterNight


O evento acontecera na Fabrica proximo a UESPI de Parnaíba no dia 25 de Março a partir das 23h
As atrações ficam por conta dos LOS HERMANOS COVER, LOS PIERROTS, TEÓFILO LIMA E DJ FENELON.
INGRESSO ATECIPADO R$ 7,00.

terça-feira, 15 de março de 2011

I Calourada Unificada do Ano e Com Dose Tripla



Vem ai a primeira “Calourada Unificada do Ano e Com Dose Tripla”, trazendo grandes atrações como VALIDUATÉ, TEÓFILO LIMA E AUDIOGARAGEM. O evento acontecerá no dia 2 de abril na Fabrica de Eventos próximo a UESPI campus de Parnaíba.

Depois de uma turnê pelo eixo Rio - São Paula, o grupo musical VALIDUATÉ vai fazer mais uma vez uma grande apresentação no nosso litoral, junto com outros grandes artistas locais como TEÓFILO LIMA e a banda AUDIOGARAGEM!

Estão todos convidados para prestigiarem esse evento que vai ser magnifico tanto pelo som como pelas atrações que são 100% piauienses e de muita qualidade, com músicas autorais de grande repercussão nacional.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Salão de Humor do Piauí e Teresina Rock - 9 a 15 de Maio

O Salão Internacional de Humor do Piauí fará a alegria no Piauí mais uma vez. O evento, referência internacional em desenhos de humor, acontecerá de 09 a 15 de maio na capital do estado. O tema da 28ª edição do salão será “A Mulher no 3º Milênio”. E contará – como de costume – com uma extensa programação que passa por exposições, shows musicais, palestras e oficinas.


O Teresina Rock acontece junto com o Salão de Humor, e neste ano contará com atrações nacionais. Até agora duas foram confirmadas: Zéu Britto e Mombojó. Na edição deste ano, o Teresina Rock começará a entrar na agenda dos festivais de música independente. Além de mostrar o que há de melhor na música independente local.



sexta-feira, 11 de março de 2011

Festival Rock Feminino 2011


Começa amanhã, 12, os eventos que compõem a programação da nova edição o festival Rock Feminino, em Rio Claro, no interior de São Paulo. Além das aguardadas apresentações musicais - com destaque para o show da banda inglesa Girlschool, no dia 19 - o festival também terá exposições, palestras, oficinas, workshops, mostra de cinema, mostra de teatro e concurso literário. Além de Rio Claro, as cidades de Araraquara e Cordeirópolis também serão palco para algumas das atividades do festival.
Para a nona edição do festival, mais de 400 bandas com garotas na formação mandaram material para a seleção. Um júri formado por Mingau (Ultraje a Rigor), Thales de Menezes (Folha de S. Paulo), Marcelo Soares (MTV), Márcio de Souza (produtor), André Pomba (DJ, Revista Dynamite), Claudia Gomes (Vega), Fernanda Meyer (professora de canto), Regis Tadeu (Yahoo!) e Anderson Vecchia (produtor musical) selecionou as bandas participantes.
Entre os destaques da programação musical de 2011 estão Mallu Magalhães, CW7 e a já citada Girlshool. Os shows principais serão realizados no palco montado na antiga estação ferroviária de Rio Claro, atual terminal de ônibus, no dia 19 de março, a partir das 12h00. O ingresso deve ser trocado na porta por um litro de leite longa-vida. O mestre de cerimônias deste ano é o músico Clemente, da banda Inocentes e produtor do canal Showlivre.
A estrutura do festival compreende dois palcos, banheiros, segurança, praça de alimentação, ambilatório, estandes de produtos e Bluetooth Zone. O Rock Feminino será inteiramente transmitido ao vivo por TV a cabo e internet, através da Rede Cidade Livre. Na última edição, foi registrada a marca de três mil acessos somente via web.

Todos os detalhes sobre o festival estão disponíveis no site oficial: www.rockfeminino.org. Abaixo a programação:
Dia 12/03 (sábado) - Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários, no teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”, em Rio Claro (SP).
Dia 12/03 (sábado) - II Motociata das Mulheres.
Dia 13/03 (domingo) - Abertura da exposição de artes visuais “Ação A4 – O Outro Gênero”, no Casarão de Cultura, em Rio Claro (SP).
Dia 17/03 (quinta-feira) - Workshop de guitarra e bateria, em Rio Claro (SP).
Dia 18/03 (sexta-feira) - Palestras e oficinas, sala de cinema do Centro Cultural “Roberto Palmari”, em Rio Claro (SP).
Dia 19/03 (sábado) - IX FESTIVAL DE ROCK FEMININO, antiga Estação Ferroviária de Rio Claro (SP), a partir das 12 horas.
Dia 20/03 (domingo) - II Mostra de Cinema Sem Limites, na sala de cinema do no Centro Cultural “Roberto Palmari”, em Rio Claro (SP).
Dia 26/03 (sábado) - Grito Rock Rio Claro.
Dia 26/03 (sábado) - II Mostra de Teatro “Fausto Brunini”, em Rio Claro (SP).
Dia 27/03 (domingo) - Festival Rock Feminino em Cordeirópolis (SP).
Dia 02/04 (sábado) - Entrega da premiação do Concurso Literário.
Dia 03/04 (domingo) - Encerramento do Festival Rock Feminino em Araraquara (SP).

Post: http://www.territoriodamusica.com/noticias/?c=25357

quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto Março de Artes Cênicas: caminho para a escola.



O SESC Administração Regional do Piauí, por meio do SESC Avenida de Parnaíba promove o Projeto Março de Artes Cênicas: caminho para a escola. Com o intuito de brindar o Dia Mundial do Teatro (27 de Março), o objetivo do evento é reforçar as suas demandas entre as modalidades educacionais e culturais. Suas atividades estão voltadas para atender com prioridade os estudantes de escola pública de Parnaíba.
O evento acontecerá por meio de várias ações e com maior intensidade no período de 21 a 27 de março, promovendo as artes cênicas e a fruição estética, fortalecendo o movimento teatral parnaibano.
Março de Artes Cênicas: caminhos para a escola em 2011 oferece ao público um leque de atividades de caráter formativo como: Oficinas de Imersão Teatral, Ciclo de Palestras Sobre a Produção do Conhecimento, Espetáculos Teatrais e de Dança e Concertos. As oficinas atenderão um público escolar diário agendado previamente pelas escolas desejosas em fazerem parte do evento.


Programação Completa


terça-feira, 8 de março de 2011

Dia internacional das mulheres, a mais bela das existências.




            História do 8 de março
 No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
·         1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
·         1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
·         1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
·         1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
·         1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
·         1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
·         1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
·         1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
·         1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
·         1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
·         1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres




PARABÉNS A TODAS AS MULHERES E EM ESPECIAL AS QUE FAZEM O CULTURAS LIVRES SER ESSE ESPAÇO DE DIFUSÃO CULTURAL MAIS ATRAENTE E ESPECIAL.
TODAS VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS!!!

Agradecimentos de culturaslivres.blogspot.com a todas as mulheres...

domingo, 6 de março de 2011

Programação do Cine Delta para esse carnaval.




Confira a programação do Cine Delta 05,06,10 e 11/03. Duas estreias nesse carnaval! Não deixe de prestigiar o cinema de Parnaíba! O Cine Delta fica localizado na Praça da Graça, centro da cidade.

18:20 hs Dublado
 
Britt Reid (Seth Rogen) está perto dos 30 anos e não quer saber de responsabilidades, dedicando sua vida à diversão. Até o dia em que seu pai morre misteriosamente e ele precisa assumir os negócios da família, ficando a frente de um grande e respeitado jornal. Milionário e entediado, Reid resolve criar um personagem junto com seu fiel funcionário Kato (Jay Chou), fera das artes marciais e grande inventor de máquinas revolucionárias. Cheios de vontade, surge então o Besouro Verde. Só que a cidade está nas garras de Chudnofsky (Christoph Waltz), um criminoso que busca meios der ser mais ameaçador para as pessoas.
Genero: Aventura
Duração: 119 minutos.


20:20hs dublado

O experiente mergulhador Frank McGuire (Richard Roxburgh) já tinha explorado as cavernas do South Pacific Esa anteriormente, mas uma tempestade tropical forçou ele e sua equipe, que inclui seu filho Josh (Rhys Wakefield) e o economista Carl (Ioan Gruffudd), a mudar a rota de saída em direção ao mar, fazendo com que eles fossem mais fundo por dentro de um labirinto de cavernas subaquáticas para sobreviver. Mas eles não têm muito tempo e a dúvida é saber se conseguirão sobreviver para contar esta história.Do mesmo diretor de "Avatar".
GENERO :AVENTURA
DURAÇÃO: 79 min.

20:10 hs

Johnny Depp atua como um turista americano cujos flertes brincalhões com uma estrangeira levam a uma rede de intriga, romance e perigo em "O Turista". Durante uma viagem improvisada à Europa para curar um coração partido, Frank (Depp) desenvolve uma inesperada relação amorosa com Elise (Angelina Jolie), uma mulher extraordinária que deliberadamente cruza o seu caminho. Tendo o excitante cenário de Paris e Veneza como pano de fundo, o intenso romance se desenvolve rapidamente na medida em que ambos se envolvem involuntariamente num jogo mortal como gato e rato.
Genero: Suspense/Ação

Duração: 103 minutos.
Hora: 20:30hs
  
20:00 hs CENSURA 13 ANOS

Alice (Ingrid Guimarães) é uma executiva de 30 e poucos anos, casada com o dedicado João (Bruno Garcia), mãe de um filho e muito bem-sucedida profissionalmente. Sua história se cruza por acaso com a da estonteante vizinha Marcela (Maria Paula). Alice perde o emprego e o marido no mesmo dia. É aí que ela descobre, com ajuda da vizinha, que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. Alice decide ajudar a nova amiga a salvar seu negócio - um sex shop falido - e Marcela decide ajudar Alice a descobrir os prazeres dos sex toys.

gênero: comédia
duração: 101 min.
sessão: 18:30hs 

ENTRADAS: Inteira R$ 10,00 e Meia R$ 5,00.
PROGRAMAÇÃO SUJEITA À ALTERAÇÕES. Promoção Quinta Sem Lei, preço único R$ 5,00!


Post: Proparnaiba.com

sexta-feira, 4 de março de 2011

História do Carnaval



O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.


Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.
A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.


História do Carnaval no Brasil



O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.
Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc.
Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram. Mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.
O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado).  A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.
Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciaram os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e animada.

A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.




Post: www.brasilescola.com

quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval de Resgate é com Teófilo Lima.

Imagens Google


Teófilo lima 

Convida a todos
 a participarem de um
carnaval de resgate, onde Ele e banda somada a uma tradicional charanga interpretará frevos, marchinhas, sambas e outras perolas carnavalescas. Nossa
folia começará mais cedo, dias 4, 5, 6, 7 e 8/03/11 no 
Porto Salgado Bar no Porto das Barcas
 ás 18h00min. Teremos também participação especial da banda
Municipal Simplício Dias.
Antes de ir para qualquer balada prestigie nosso
carnaval.